sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA TEOLÓGICA

Citações do Livro " SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA TEOLÓGICA".

Um bom livro tem boas citações! É o que eu penso e vou colocar as que mais gostei:

Imaginem se eu escrevesse um livro chamado “A vida sexual de uma freira”. Vocês sabem o que as pessoas iriam pensar. Ficariam curiosas ou chocadas. Achariam que se trata, ou de uma grande piada, ou de uma compilação de propaganda com material de cunho sexual. Quantos seriam capazes de perceber que, se entendermos o termo “sexual” assim como deve ser entendido, se trataria de um título muito apropriado? Afinal, a vida de uma freira é, em seu todo, sexual. Ela pensa como uma mulher, ora como uma mulher, reage como uma mulher, e se dedica como uma mulher. Nenhum monge ou outro celibatário está no caminho que decidiu seguir pelas razões que uma freira tem para fazê-lo. Não poderia, mesmo que quisesse. É claro que, no ato de entregar-se a Deus, a freira deixa de fora um aspecto específico da sexualidade dela; mas este é apenas um dentre uma centena. O congresso sobre assuntos de ordem sexual ao qual ela deixa de comparecer não é a reunião mais importante deste mundo, por mais que os manuais de casamento dêem a entender que o contrário é verdadeiro.


Essa foi escrita por alguém que não tenho a mínima idéia de quem seja, mas encontra-se em em um livro: Robert Farrar Capon, Bed and Board: Plain Talk About Marriage (New York: Simon and Schuster, 1965), p. 49.


Outra das citações que gostei vem de nada mais, nada menos que C.S Lewis... só por colocar o Autor Das Cronicas de Nárnia já é um bom livro!

Lewis disse:

Quando dizemos de um homem que anda pelas ruas cheio de desejo que ele está “procurando mulher”, nossa linguagem é tremendamente infeliz. Na verdade, uma mulher é exatamente o que ele não está querendo. Ele está em busca dum prazer que, neste caso, precisa de um objeto chamado mulher para ser satisfeito.


Essa encontra-se no livro: "Quatro amores"...

C.S. Lewis, The Four Loves (New York: Harcourt Brace and Company, 1960),
p. 134-135.

E para finalizar, algo polêmico mas que deve ser mencionado, pois faz parte do livro e é algo atual!

É preciso dizer que predisposição para a homossexualidade resulta da queda em pecado, que trouxe desordenamento e corrupção, assim como também a predisposição para qualquer outro pecado é sintoma do pecado original. Além do mais, quaisquer que sejam as causas dessa condição -- influência do meio ou questão genética -- a orientação homossexual é profundamente “contrária à natureza”, sem que com isto se queira dizer que a orientação sexual dessas pessoas seja fruto de opção consciente ou deliberada. No entanto, este fato não pode ser usado pelo homossexual como desculpa que justifique sua conduta homossexual. Como pessoa pecadora, o homossexual é responsável perante Deus por pensamentos, palavras e ações de natureza homossexual. Tal pessoa deveria ser aconselhada a dar ouvidos à conclamação ao arrependimento feita pela igreja, confiar na promessa divina de libertação (Sl 50.15), e organizar sua vida de acordo com a intenção do Criador.


Essa foi escrita pelas pessoas que editaram o artigo.


Espero que essas citações possam ser úteis!

Nenhum comentário: